Educandário de Magia Monte Pascoal

Harry Potter RPG Fórum. A magia de HP em terras brasileiras.
 
InícioPortalFAQBuscarGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Pesquisa Mágica - Constelações Desânas

Ir em baixo 
AutorMensagem
Bruno Maia
Professor de Artes das Trevas
Diretor da Pau-Brasil

Professor de Artes das Trevas  Diretor da Pau-Brasil
avatar

Saldo Bancário (Galeões) : 2
Mensagens : 927

Atributos
Dado Padrão: d50 x 6
Habilidades Mágicas: 8
Habilidade Desportiva: 8

MensagemAssunto: Pesquisa Mágica - Constelações Desânas   Qua Maio 26, 2010 8:51 am


"Constelações Desânas"

Bruno havia deixado um recado na sala de aula de pesquisa mágica, no horário habitual, um aviso escrito em letras garrafais no quadro. Eventualmente, as letras piscavam em múltiplas cores, outras vezes elas saíam do quadro e caminhavam pela sala, mas logo voltavam para seu lugar de origem. Formavam a mensagem do professor:
"Olá alunos! Nossa aula de pesquisa mágica será dada hoje à noite. Por isso, quero todos às 21:00 no observatório. Tragam suas lunetas."
Às nove horas, em ponto, todos os alunos já estavam dentro do observatório, no último andar do educandário, prontos a ouvir as palavras de Bruno, que começou.

"Olá alunos! Hoje falaremos sobre astronomia e sua influência mágica nos índios brasileiros, até os dias de hoje. Uma tribo do alto Rio Negro, de nome Desâna, é o exemplo perfeito de como a observação dos astros nos dá informações preciosas sobre as mancias e sobre a magia que governa a Terra. Essa magia é muito sutil, às vezes podemos pensar que o fato de centauro aparecer e a chuva cair é coincidência, mas na verdade centauro é que carrega em si esssa aura de chuvas. Mas vamos ao caso específico.
A tribo desâna possui um amplo conhecimento sobre os astros. Por exemplo, a constelação Añá siñoliru, conhecido como iluminação da Jararaca por eles, é uma constelação anunciadora de chuvas intensas, que nó conhecemos por outro nome, alguém saberia?"


Silêncio absoluto em toda a sala.

"Cruzeiro do sul. Também anuncia as chuvas a constelação Pamo ngoá dëhka, ou fêmur de tatu. A constelação Añá diubá puiró, ou ovos de jararaca, que correspondem às estrelas alfa e beta de centauro, anunciam o período da colheita de cogumelos e a Añá poleró beró, ou cauda redonda da jararaca, representada na nossa cultura pela cauda de escorpião, anuncia o período de pesca. Por fim, temos uma constelação bem interessante, a Yé disiká poaló, barba do queixo da onça, um pedaço de Ursa Maior, que representa o início da colheita do Umari, uma fruta da região.
Bom, quero de vocês agora a seguitne tarefa: enfeiticei o teto do observatório, para que representasse o céu durante todo o dia, mais rapidamente, e gostaria que vocês visualizassem e desenhasem essas constelações que eu citei na aula, ou seja, Ursa maior, escorpião, alfa e beta cantauro e creuzeiro do sul. Me entreguem seus desenhos no fim da aula."


E o ruge-ruge das cadeiras anunciou que os alunos começavam a observar o "céu" projetado. Bruno ativou seu feitiço, e a sala de iluminou com o sol lindo da manhã, que foi gradualmente baixando, numa velocidade acelerada. O processo todo demorou cerca de duas horas de observação e por im, alunos exaustos entregavam papéis enormes a Bruno, ehios de rabiscos, desenhos e até alguns recados para a mãe de Bruno.

Citação :
Bem simples gente, leiam a aula e o trabalho é só jogar no google e pegar uma imagem bacana Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Samanta Lunna
Cedro
3º Ano

Cedro 3º Ano
avatar

Mensagens : 59

Atributos
Dado Padrão: d30
Habilidades Mágicas: d10
Habilidade Desportiva: d10

MensagemAssunto: Re: Pesquisa Mágica - Constelações Desânas   Qua Jun 02, 2010 7:27 pm

Cheguei à sala pela manhã como o horário mandava, mas me deparei com um grupinho na frente do quadro lendo algo que aparentemente mudava de cor. Ouvi alguns murmúrios e pequenas reclamações, quando por fim consegui ler o que estava escrito. Era um aviso nos dizendo que a aula que seria naquele momento fora mudada para as 21h, e que devíamos levar nossas lunetas. Por mim tudo bem, sempre fui uma pessoa da noite.
Depois de um dia cheios de aulas, fui me arrumar para a aula de pesquisa mágica. Por ter sido mudado para o turno da noite e por precisarmos de lunetas, imaginei que a aula de hoje teria algo a ver com o céu. È, eu não estava errada. Quando cheguei ao observatório a sala estava lotada, não que as pessoas faltassem geralmente, mas acho que por a sala ser um pouco menor, ela parecia estar mais cheia.

O professor chegou e começou uma explicação sobre a influência das constelações sobre o povo indígena brasileiro. È, bem eu não sei quase nada sobre os índios, afinal eu não nasci e nem fui criada no Brasil, já ouvira sim algumas histórias, mas nada que realmente me interessasse.
Por fim, depois de uma longa explicação Bruno dos disse para olharmos para o teto da sala, o qual havia sido enfeitiçado pelo próprio professor. Depois teríamos que observar as constelações que ele havia citado: Escorpião, ursa maior e alfa e beta centauro. Depois de bem observadas deveríamos desenhá-las e entregar para ele o papel.

Começamos a observar o “céu”. Foi bem interessante, apesar de ter sido cansativo, afinal tivemos que acompanhar, em uma velocidade mais rápida obviamente, do nascer ao pôr do sol.

Observei bem as constelações e decidi que não iria desenhá-las da forma tradicional, é tão sem gracinha, só traços ligando pontos. Então fiz um desenho em torno das constelações, por exemplo, n ursa maior eu desenhei literalmente uma ursa. Mas claro conservando aqueles traços e pontos chatos.

Posso dizer que foi cansativo, mas foi divertido ao mesmo tempo, esperava que o professor achasse a minha “arte” pelo menos criativa.









_________________
Samanta Lunna
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Bruno Maia
Professor de Artes das Trevas
Diretor da Pau-Brasil

Professor de Artes das Trevas  Diretor da Pau-Brasil
avatar

Saldo Bancário (Galeões) : 2
Mensagens : 927

Atributos
Dado Padrão: d50 x 6
Habilidades Mágicas: 8
Habilidade Desportiva: 8

MensagemAssunto: Re: Pesquisa Mágica - Constelações Desânas   Sab Jun 12, 2010 9:56 pm

Samantha,muito boa sua aula, adorei...
VOcê detalhou bem as coisas, as imagens foram lindas! Podia ter explorado mais o momento propriamente de observação do céu, em si...
Enfim, nota 8 ^^
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Pesquisa Mágica - Constelações Desânas   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Pesquisa Mágica - Constelações Desânas
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Rota 39
» # (TESTE) Em que lugar você deveria viver
» V> ACC MÁGICA
» Lógica de Programação - Pratique jogando.
» A Noite mais bela... -Missão para Emanuelle S. Henz

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Educandário de Magia Monte Pascoal :: 2025-
Ir para: